top of page

Conheça os Artístas!

Saiba mais sobre os Artistas da Primeira Edição!

Para a inauguração do nosso Encontro, trouxemos renomados artistas que além de aulas, se apresentarão em concertos, ministrarão palestras e tocarão junto com os grupos principais do festival: o Ensemble de Clarinetas, a Banda e Orquestra Sinfônica. Conheça mais sobre eles e aproveite!!!

Mauricio Silva

Mauricio Silva tem se destacado no cenário nacional e internacional como solista e camerista, dando recitais e fazendo turnês pelo Brasil, Aruba, França e EUA, bem como sendo responsável pela estreia de obras de importantes compositores como Liduino Pitombeira, Armando Ghidoni, entre outros. Ganhou vários prêmios, como o Concurso de Jovens Solistas da UNIRIO, XXVIII Concurso de Música de Câmara Rosa Mística, o II Concurso de Piano e Música de Câmara Eduardo Tagliatti, o V Furnas Geração Musical, o 1° Prêmio MIMO Instrumental e recebeu duas bolsas de estudo nos EUA e Aruba. Já recebeu várias críticas importantes dentro e fora do Brasil. É membro fundador do Quarteto de Clarinetas Omega, grupo com o qual recebeu a seguinte crítica do jornal francês Sudoest em 2012: “Os Clarinetistas Brasileiros que Seduziram o Público”.

Deusiel Souza

Tendo iniciado seus estudos com 15 anos de idade, Deusiel Souza se apresentou como solista à frente da Banda Sinfônica do CETEP de Marechal Hermes na Sala Cecília Meireles, uma das mais importantes salas de concerto no Rio de Janeiro. Atuou como solista também em frente a Orquestra de Câmara Jovem de São Petersburgo (Rússia) em 2010, na França. Em 2005, ele foi premiado com o quarto lugar no Concurso para Jovens Solistas de Furnas Geração Musical. No mesmo ano, foi aprovado para Orquestra Jovem Sinfônica Brasileira e Academia Petrobrás Sinfônica. Foi aprovado em primeiro lugar para as Bandas Sinfônicas do Exército e da Força Aérea. Participou de master-classes com os professores: José Botelho, Cristiano Alves, Jorge Montilla, Jonathan Cohler (EUA), Joze Kottar (FIN), entre outros. Participou com o Quarteto de Clarinetes Omega do XXI Festival Internacional de Orquestras Jovens da Europa em Julho de 2010, como o único representante das Américas neste ano. É clarinetista da Banda Sinfônica da Força Aérea Brasileira e do Quarteto de Clarinetes Omega, grupo com o qual ganhou dois importantes prêmios de música de câmara e com quem fez uma turnê pela França, ambos no ano passado.

Diego Abreu

Tocando clarineta e clarineta alto, iniciou seus estudos aos 12 anos com o professor Darlan dos Santos. Ingressou no curso técnico da Escola de Música Villa- Lobos na classe do professor José Botelho. Em dezembro de 2000, ele participou do projeto "Brasil - França 500 anos de amizade", onde atuou como membro da Orquestra Brasileira nas cidades de Bellegarde e Sèvres. Durante os anos de 2004 e 2005, foi músico da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem . Em 2006, ele ganhou o título de Bacharel em Clarineta pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), na classe do professor Dr. Fernando Silveira. Participou com o Quarteto de Clarinetes Omega do XXI Festival Internacional de Orquestras Jovens da Europa em Julho de 2010, como o único representante das Américas. Ele é atualmente clarinetista da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro e membro do Quarteto de Clarinetes Omega .

Mateus Falkemback

O clarinetista e claronista do quarteto, Mateus Falkemback, começou seus estudos de clarinete aos 15 anos de idade com o professor Adão Batista de Melo. Foi membro da Orquestra Sinfônica Juvenil de Santa Maria, participando de eventos e apresentações em toda a região sul do Brasil e exterior, em países como Argentina, durante a reunião de orquestras de jovens na América Latina e no Uruguai. Em 2005, foi aprovado em primeiro lugar para cursar o Bacharel em Clarinete na classe do Prof Dr. Guilherme Garbosa na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mudou-se para o Rio de Janeiro após obter o primeiro lugar no curso de formação de Sargentos Músicos do Exército Brasileiro, concluindo assim sua graduação no ano de 2012 na UNIRIO, sob a orientação do Prof. Dr. Fernando Silveira e Marcos Passos. Participou de master-classes com os professores Yang Gao (China - EUA) e Laura Sanchez (Espanha - Alemanha). Participou com o Quarteto de Clarinetes Omega do XXI Festival Internacional de Orquestras Jovens na Europa em Julho de 2010 e da turnê pela França em 2012. Ganhou duas competições importantes de música de câmara no ano de 2012. Atualmente é músico da Banda Filarmónica do Rio de Janeiro, da Banda Sinfônica do 1 º Batalhão de Guardas do Exército Brasileiro e do Quarteto de Clarinetas Omega desde a formação do grupo.

Maestro Ângelo Rafael

Doutor em Regência Orquestral pela UFBA e Licenciado em Filosofia pela UCSAL, Angelo Rafael é Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra de Câmara de Salvador (BA), da Orquestra Sinfônica de Itabaiana (SE), do Coro Polifônico da Bahia e do Coro Ecumênico de Salvador. É Diretor Artístico da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição (Itabaiana-SE) e membro fundador da Associação Brasileira de Regentes de Coros, membro efetivo da Associação Brasileira de Canto e da Associação Brasileira de Cognição em Música. Além dos concertos realizados com os grupos que dirige, tem se apresentado frente à Orquestra Brasiliana e Orquestra Filarmônica de Brasília (ambas do DF), como também frente à Orquestra Sinfônica da UFBA, na qual desenvolve pesquisa e interpretação em música orquestral brasileira e música contemporânea. Sob a sua regência, já se apresentaram solistas nacionais e internacionais, a saber: o violonista Mário Ulloa; os violinistas Ênio Antunes e Samuel Dias; o pianista André Araújo dos Santos; a flautista Elisa Goritzki e os flautistas Jean-Louis Beaumadier, Tadeu Coelho e Tota Portela; o percussionista Jorge Sacramento; o Duo Robatto; os sopranos: Denise Tavares, Marilda Costa e Marília Teixeira, dentre outros solistas. Na série de concertos sinfônicos que regeu com repertório da MPB, já atuaram sob sua regência: Alaíde Costa, Carlinhos Brown, Clube do Choro de Brasília, Ellen Oleria, Lazzo Matumbi, Luciana Mello, Mariene de Castro, Margareth Menezes, Mart’nália, Mônica Salmaso, Moraes Moreira, Paula Lima, Quésia Luz e Rosa Maria Colin.

Maestro Valtênio Alves

Valtenio Alves de Souza, natural de Itabaiana-SE tem 31 anos de atuação musical na mesma cidade, sendo responsável pela formação musical de todos os trabalhos envolvidos desde 1977 a 2008.
Exerceu a presidência da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição no mandato de dezembro de 1991 a dezembro de 1995 e reeleito para o mandato de dezembro de 1995 a dezembro de 1999 onde ocorreu em 1998 a construção da atual sede, criação do museu da música, escola de música Antônio Melo e resgate todo acervo musical bi-secular com o acompanhamento de todo trabalho.a formação musical de todos os trabalhos envolvidos desde 1977 a 2008.
Exerceu a presidência da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição no mandato de dezembro de 1991 a dezembro de 1995 e reeleito para o mandato de dezembro de 1995 a dezembro de 1999 onde ocorreu em 1998 a construção da atual sede, criação do museu da música, escola de música Antônio Melo e resgate todo acervo musical bi-secular com o acompanhamento de todo trabalho.

Quarteto de Clarinetas Omega

O Quarteto de Clarinetas Omega foi criado em janeiro de 2009, por quatro jovens amigos , graduados pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Desde sua criação, o grupo tem conseguido conquistas importantes, como o segundo prémio no "XXVIII Concurso Latino-Americano de Música de Câmara da Escola de Música Rosa Mística", em Curitiba, Brasil, em novembro do mesmo ano.Em julho de 2010, o grupo tocou em muitas cidades da região de Vienne/França, pelo XXI Festival de Orquestras Jovens da Europa - Eurochestries. Em novembro de 2011, o Omega foi um dos cinco finalistas do concurso "IV Furnas Geração Musical". Em janeiro de 2012, o grupo foi convidado a fazer uma turnê pela França, devido ao grande sucesso em 2010. Em julho e agosto, o quarteto fez 21 shows em 45 dias por várias cidades das regiões de Vienne e Charente - Maritime, na França. Em Vienne, o quarteto tocou como solista da Orquestra Nacional de Acordeões da França. Vários jornais publicaram importantes críticas sobre os shows do quarteto, como: "O Brasil é honrado pelo Quarteto Ômega", publicado pelo jornal "Haute Saintonge"; "Os clarinetistas brasileiros que seduziram o público", publicado pelo jornal "Sudoest". Em abril do mesmo ano, o quarteto gravou um programa de rádio chamado "Músicas e Músicos do Brasil" , transmitido pela Rádio MEC FM, a mais importante rádio de música clássica do Brasil. Em novembro, o Omega ganhou o primeiro prêmio em duas competições importantes no Brasil: "O Prêmio Eduardo Tagliatti de Piano e Música de Câmara" e o concurso de música de câmara "V Furnas Geração Musical" realizada dentro de 50 ° Festival Villa-Lobos. Em julho de 2013, o grupo participou do Festival de Música de Valle Veneto, realizado pela Universidade Federal de Santa Maria. Neste Festival, o grupo recebeu orientações do professor Jorge Montilla e fez um show em uma cidade vizinha. Em agosto, o quarteto produziu a "Semana Armando Ghidoni". O quarteto tocou em muitos lugares do Rio de Janeiro e Niterói as obras deste compositor, como o quarteto "Verde Amarelo" , dedicado ao Quarteto de Clarinetas Omega. Este é o compositor top da "Editora Alphonse Leduc" e possui ampla carreira internacional, tendo suas obras apresentadas em todo o mundo. O contato com este importante compositor gerou mais uma peça dedicada ao Quarteto Ômega, que será um Concerto para Clarinete e Orquestra Quarteto. Além do repertório tradicional tocado nos shows, o quarteto foi e será o responsável por várias estreias. Compositores como Armando Ghidoni (Itália - França) , Ney Rosauro (Brasil - EUA), Vasco Pereira (Portugal) e Liduino Pitombeira (Brasil) já dedicaram suas obras ao grupo. Assim, acredita-se estar contribuindo para a manutenção e renovação do repertório para quartetos de clarinetas.

Please reload

bottom of page